Revista Brasileira de Medicina de Emergência 2022;2(2):22-30
Objetivou-se analisar os fatores que interferem no tempo resposta nas diferentes etapas do atendimento do serviço de atendimento móvel de urgência. Este estudo concerniu em uma estratégia de pesquisa de campo quantitativa, longitudinal e retrospectiva. O estudo foi realizado no serviço da cidade de Piripiri, respeitando todos os preceitos éticos inseridos na Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 e só teve início após aprovação do comitê de ética em pesquisa da faculdade integral diferencial, sob o parecer de número 3.948.907 e CAAE: 27613219.1.0000.5211. A média de idade dos participantes que responderam a pesquisa ficou em torno de 38,69 anos. Destaca-se, que de modo geral, os itens relacionados no estudo foram apontados pelos participantes como sendo influenciadores da qualidade do tempo resposta. Conclui-se que é fundamental a mensuração da qualidade dos serviços de atendimento pré-hospitalar e que estas dependem de estratégias desenvolvidas pela gestão diária, monitorizada com o auxílio de indicadores, e sobretudo, envolvendo os profissionais que constituem a equipe do serviço.
Palavras-chave: Serviços Médicos de Emergência. Tempo de Reação. Pesquisa sobre Serviços de Saúde